quinta-feira, 29 de maio de 2008

Crise II

Ainda a propósito da subida dos combustíveis.

Eu nem acho que o problema esteja nas gasolineiras. O petróleo sobe, com ou sem desvalorização do dólar,os refinados acabam por ter que subir também.
Acho muito mais imoral , o governo insistir em taxar brutalmente as gasolinas, bem como tudo o que se relacione com automóveis de uma maneira geral.
Mas se a ideia é forçar a baixa dos preços, faz algum sentido não abastecer nas marcas x, y e Z, durante 3 ( três!!! ) dias? Isso provoca algum resultado prático, exceptuando talvez um desequilíbrio momentâneo de tesouraria? não me parece...

Não seria mais eficiente "bloquear" completamente uma das marcas?
Não se abastecia na marca x e pronto.
Ao fim de uns tempos essa marca não teria outro remédio senão esmagar as margens e baixar os preços. As outras teriam que o fazer a seguir, sob pena de , pela simples lei do mercado ficarem também elas ás moscas.
No fundo estaríamos apenas a forçar a saudável concorrência.

No entanto, por solidariedade, não irei à bomba nesses dias. A nenhuma.

5 comentários:

fantasma disse...

No outro dia andava aqui um mail a circular sobre isso. Deixar de usar uma das marcas e pronto. E alguém respondeu (to all, mas deve ter sido engano que dp tentou recuperar o mail ;)) que isso não servia de nada porque de qualquer modo a única distribuidora/refinaria (??) é a Galp, são eles que controlam tudo, não ia dar em nada. Já não me lembro bem da explicação mas tinha lógica :)
Dp dizia que devíamos era andar todos de transportes públicos, especialmente eléctricos. Iá, um mundo perfeito também eu queria! Olha eu de Carnaxide aqui de eléctrico...

Cenoura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cenoura disse...

Há muito tempo que deixei de abastecer na BP e na Galp (e há desses por aqui, com fatura).
A Galp até pode ser distribuidora como diz a dona Fantasma mas enquanto e bomba do supermercado Leclerc (na Amora) continuar a vender o gasóleo a 1.359 e o Jumbo (junto ao Almada Forum) a 1.330 aqui a JE não vai a outro lado. E mai nada!
Se o distrubuidor é o mesmo e estes postos praticam estes preços os outros não os praticam porque não querem.

Alex disse...

Eu quase sempre na Total, porque vai sendo sempre uns cêntimos mais barata, mas principalmente porque fica no caminho do colégio e dá jeito. As "low cost" aqui perto implicam horas de espera. tenho pena , mas não consigo...

Sim, A Galp acaba por vender sempre porque é distribuidora, mas é como diz a Cenoura, se uns conseguem...

Pois, transportes públicos é muito giro , mas para mim também não dá. Só se fosse de táxi! :P

fantasma disse...

Ao pé de mim a low cost do Jumbo, desde que apareceu na tv, tem filas de espera de pelo menos 1h até às 11 e tal da noite. Como às 3h da manhã ainda não fui lá ver, e não fico 1h na fila... Lá vou abastecendo onde posso...